Confira uma seleção especial com Entrega Expressa para sua casa: Clique aqui!
  Showroom   Blog   arquitetos   Fale Conosco

Bem-Vindo ao Blog da Veromobili :)

Como decorar quarto pequeno de maneira simples: confira 5 dicas para montar o seu

 9 de fevereiro de 2021
compartilhe:

Ao se deparar com um quarto pequeno, é possível que você tenha sentido a dúvida sobre como decorá-lo de maneira simples e eficiente para o seu dia a dia. Uma dificuldade que é frequente diante de um cenário em que ambientes enxutos são cada vez mais comuns na vida dos brasileiros.

Mas, não se desespere. As medidas compactas deixaram de ser sinônimo de desconforto, pois existem vários truques de decoração que nos ajudam a driblar a falta de espaço em um quarto pequeno. Separamos alguns deles para te auxiliar na hora de montar o seu!

Veja como decorar seu quarto pequeno com cinco dicas simples

 

luminária de cabeceira preta

 

1. Planeje sempre

Quando não temos todo o espaço a nosso favor, a primeira coisa que precisamos ter em mente é a otimização do quarto pequeno. Para isso, responda algumas perguntas como:

  • Quem vai usar o ambiente?
  • Quantas pessoas irão utilizá-lo?
  • Quais atividades elas irão realizar nele?
  • Que objetos precisam estar no quarto?
  • Quais móveis são essenciais para guardar esses objetos ou para as atividades que irá realizar no quarto?

Pense nas suas necessidades com base nessas e outras questões e aproveite as respostas para listar os móveis que vai precisar. Com essas informações em mãos, meça todo o ambiente. Lembre-se de considerar nas medições o tamanho das portas e janelas quando abertas e quando fechadas, as posições das tomadas e espelhos de energia, bem como o local em que está o cabo para TV.

Feito isso, você tem um panorama completo de qual é o espaço real existente no seu quarto pequeno para decorá-lo de maneira simples. Além de saber exatamente quais móveis procurar para suprir suas necessidades, ou seja, seu quarto será focado apenas no que é importante para você.

mancebo colorado

2. Vá de claro para ampliar seu quarto pequeno

Tão importante quanto ter a real noção do espaço disponível em um quarto pequeno é saber quais decisões vão deixá-lo maior ou menor. Uma das escolhas de decoração que muda o visual do quarto de maneira simples é utilizar as cores claras nas paredes e nos móveis maiores.

Isso porque cores claras como o branco, o bege e o off-white fazem os ambientes ficarem visualmente mais amplos ao refletirem mais facilmente a luz. Além de deixar as paredes do seu quarto pequeno em tons claros, você pode aproveitá-los em móveis e acessórios grandes como tapetes, cortinas e roupas de cama.

cama de solteiro junge pinus

Nessa decor, por exemplo, foi utilizado como base o Tapete Liso 150x200cm Nude, que foi combinado com a Cama de solteiro Junge em pinus, a Cômoda Paulista com 3 Gavetas branca e o Puff Vintage off-white. Aqui, escolhemos pequenos móveis para trazer cor ao quarto pequeno, como o rosa chá na Mesa de Cabeceira Cavaletto e o verde claro na Prateleira com Mão Francesa.

mesa de cabeceira paulista nicho preta

3. Móveis baixos ajudam a ganhar espaço no quarto pequeno

Outra maneira simples de ampliar visualmente o espaço em um quarto pequeno é dar preferência para móveis baixos. Isso porque, por possuírem menor altura, eles trazem a impressão de que o pé direito do cômodo é maior.

closet aberto paulista branco

O Closet Aberto Paulista, por exemplo, é um móvel mais baixo, que substitui um guarda-roupa tradicional com facilidade, além de ter um design modular que economiza centímetros valiosos do ambiente. Mesmo tendo uma menor altura, é espaçoso e bem dividido para guardar suas roupas e acessórios em um quarto menor.

Combinando esses dois truques em especial, você já irá ganhar a sensação de estar em um local confortável, mais iluminado e espaçoso para o seu dia a dia. Mas existem outros pontos que são simples e, aliados a esses já mencionados, tornam seu quarto pequeno ainda mais atraente.

cômoda cavaletto preta

4. Aproveite bem as paredes

Com poucos metros de chão, as paredes são as maiores aliadas na hora de decorar um quarto pequeno de maneira simples. Deixe os móveis principais no chão e invista em prateleiras, sapateiras de parede e nichos para dispor seus acessórios e itens de decoração. Confira aqui algumas ideias fáceis que separamos para te ajudar:

sapateira diagonal de parede pinus

Com a Sapateira Diagonal de Parede pinus você pode, por exemplo, deixar seus pares mais usados separados em um canto, sempre à mão. Ou então criar uma estante de parede com várias delas enfileiradas, o que forma uma sapateira vertical maior para todos os seus pares.

prateleira rosa claro 60cm com mão francesa

Delicadas, as prateleiras com mão francesa são bastante versáteis, pois podem acomodar seus livros, porta-retratos, objetos decorativos, além de plantas que podem trazer cor e vida ao seu quarto pequeno.

prateleira para quadros 80x10cm pinus

Pôsteres e porta-retratos são itens que te fazem bem e você adoraria expor como decoração no seu quarto? As Prateleiras para Quadros são opções excelentes para deixar todos eles à vista sem ocupar muito espaço no ambiente.

nicho colmeia médio branco

Prefere dispor os objetos de decoração em nichos? Os Nichos Colmeia têm formato hexagonal e fundos em diferentes cores que vão alegrar e trazer ao seu quarto pequeno um olhar mais interessante.

banco colmeia

5. Um quarto pequeno pede peças multifuncionais

Como as medidas do quarto são enxutas, os móveis com dupla função fazem o espaço render, já que um único dele cumpre mais de uma função no ambiente. Aproveite peças compactas e práticas como bancos baús, mesa de cabeceira com luminária, banco sapateira, puffs, entre outros para decorar seu quarto pequeno com simplicidade e inteligência.

sofá porky 3 lugares cinza

Além de servir como um banco, o Colmeia pode acomodar vários itens dentro dele, como sapatos, brinquedos, livros, acessórios de vestuário. Por ter rodinhas de silicone, ele também pode migrar facilmente do quarto para a sala para receber seus convidados que chegarem.

luminária de cabeceira preta

A Luminária de Cabeceira é a aliada perfeita para você que tem um quarto tão enxuto que a cama quase ocupa todo o espaço. Pensamos nela para que você pudesse decorar de maneira simples, sem precisar abrir mão do conforto e de boa iluminação por ter um quarto pequeno.

puff vintage off-white

Assim como os bancos baús, os puffs podem ser levados de um ambiente a outro na hora de receber as visitas. O Puff Vintage off-white ajuda a trazer claridade enquanto faz a decoração ficar moderna, com um mix de design atual e anos 60.

Temos uma dica BÔNUS sobre como deixar seu quarto pequeno mais confortável, que é bastante simples e vai trazer ainda mais charme à decoração. Olha só!

6. Invista na iluminação

Sua parede e os móveis já são claros para ajudar na reflexão da luz, mas, em alguns casos, apenas a luz da janela não é suficiente para te proporcionar o conforto visual que deseja. Por isso, crie vários pontos de iluminação artificial pelo quarto para conquistar a sensação de amplitude.

As luminárias são uma maneira prática e simples de deixar seu quarto pequeno com mais luz e, de quebra, charmoso para a hora de descansar. Separamos alguns modelos para te inspirar:

Quer saber mais sobre como decorar quarto pequeno e outros ambientes da casa, além de entender quais são os melhores móveis para eles? Fizemos um e-book especialmente para te ajudar:

 

ebook 10 passos para comprar os móveis certos para sua casa

Clique aqui para baixar o seu e ainda GANHAR R$30 na compra do seu primeiro Vero

Esperamos que tenha gostado das dicas e que possa decorar com facilidade o seu quarto pequeno daqui em diante. Comente aqui o que achou!

Se quiser continuar recebendo inspirações e ideias para decorar sua casa, não deixe de conferir nossas redes sociais, que estão recheadas de conteúdos especiais 😉

Instagram / Facebook / Pinterest / Twitter / YouTube / LinkedIn

ganhe 5% OFF
E ainda receba nossas novidades em primeira mão!