Showroom   Blog   arquitetos   Fale Conosco

Bem-Vindo ao Blog da Veromobili :)

Dicas de organização da Marie Kondo que vai mudar sua vida

 13 de agosto de 2019

Aqui na Vero cada móvel é pensado para te trazer mais praticidade e facilidade com o intuito de deixar sua casa linda e organizada. E nada melhor que aliar móveis de bom espaço com técnicas eficientes de organização.
Pensando em te dar aquela mão, separamos seis dicas valiosas da Marie Kondo, japonesa de 30 anos que é expert em organização e escreveu dois livros best-sellers a respeito do assunto: “A Mágica da Arrumação” e “Isso me Traz Alegria”.

Seguindo as Dicas de organização da Marie Kondo, você vai conseguir deixar sua casa e seus móveis com objetos dispostos de uma forma que vai melhorar a sua vida. Olha só!

 

1. Arrume categorias ao invés de cômodos

Quando pensamos em organizar, certamente, a primeira coisa que nos vem à mente é arrumar cada cômodo por vez. De acordo com as dicas de organização da Marie Kondo, o ideal é destinar a sua atenção às categorias de objetos, como as roupas, sapatos, os livros, documentos, fotografias, etc.
Então, reúna todos os objetos de uma categoria – por exemplo as roupas – e, primeiro, decida se irá descartar ou guardar cada uma das peças.

2. A arrumação é um momento só seu

Antes de tudo foque em manter o que te faz bem e descartar o que não te traz felicidade. Pois, arrumar é deixar nosso lar mais harmonioso e nos trazer bem-estar.
Portanto, quando for organizar a casa, não pense na pressa. Faça com calma e reflita sobre cada peça pensando “isso me traz felicidade?”. E seja objetivo. Além de felicidade, essa peça é necessária? Se não, se desprenda do passado com gratidão.

3. Não são todas as roupas que precisam ir para o cabide

Pendure apenas as peças que te dão felicidade em ver. As outras dobre e guarde em nichos, gavetas e prateleiras. Assim, isso faz com que tudo fique mais fácil de encontrar e te facilita a manter a ordem dos itens.
Por isso as araras, estantes e guarda-roupas da Vero são todos pensados para te oferecer a organização prática e visual. Como os objetos ficam à mão, maior a chance de você lembrar de usar todos eles.

Dicas de organização da Marie Kondo

 

Está gostando das dicas de organização da Marie Kondo? 

Antes de começar o ritual de organizar a sua casa, leia todas as dicas. Pular itens pode impossibilitar a arrumação perfeita.

4. Evite comprar recipientes à toa

Antes de comprar recipientes para armazenar alimentos, descubra o que você precisa de fato armazenar. Assim você utiliza realmente o que tem, sem faltar e sem fazer coleções desnecessárias de potes.

5. Livros não são sagrados

Sinônimos de cultura e conhecimento, os livros são aqueles objetos que pensamos que devem ser mantidos para uma vida toda. Temos os que um dia iremos ler, aqueles que foram indicados por amigos especiais e os que a lembrança da leitura aquece nosso coração.
De acordo com as dicas de organização da Marie Kondo, é preciso abandonar a crença de que os livros são sagrados. O ideal seria manter apenas os livros que te faz feliz e aqueles que quer ler. Como eles te fazem bem, você pode deixá-los à vista, seja em estantes, nichos, aparadores ou buffets.
Ah, saiba que é importante deixar todos os livros em um mesmo lugar e explicamos melhor o porquê na sexta dica, que é uma das mais importantes!

Dicas de organização da Marie Kondo

6. Determine o lugar de cada coisa

Escolher qual será o lugar de cada objeto vai te ajudar a saber sempre onde ele está. Por isso, pegue todos os objetos que pertencem a uma categoria e coloque todos eles em um mesmo lugar da casa.
O ideal é que você tenha locais específicos para cada tipo de artigo, assim saberá sempre onde um grupo de pertences está. Por fim, tão importante quanto organizar é manter. Tirou um item do lugar? Devolva para onde estava para evitar bagunças e deixar a energia da casa fluir.



Dica extra de organização da Marie Kondo, confira:

Com tudo, avalie seus documentos, divida-os em três categorias – documentos pendentes, documentos importantes e documentos variados – e armazene juntos os que pertencem a cada categoria:

– Os documentos pendentes são aqueles que você precisa avaliar se é ou não a hora de jogá-los fora.
– Os documentos importantes nunca devem ser dispensados.
– O documentos variados são aqueles que você precisa consultar com frequência.

Para entender de fato quais são os documentos importantes e quais são os dispensáveis, é só consultar a tabela abaixo:

Tipo de documento Tempo que deve ser guardado
Contratos de trabalho, rescisões, certidões de nascimento e casamento, escrituras, diplomas, históricos escolares  


Toda a vida
Recibos de INSS e FGTS 10 anos
Recibos de condomínios 10 anos
Contas de luz, água, internet, telefone e cartão de crédito 5 anos
Recibos de pagamento de salário, férias, 13º salário e controle de ponto 5 anos
IPVA, IPTU, imposto de renda e documentos comprobatórios da declaração 5 anos
Recibos de mensalidades 5 anos
Recibos de aluguéis Todo o tempo de vigência do contrato + 3 anos após o fim dele
Contratos de instituições de ensino 3 anos
Propostas, apólices e contratos de seguros e planos de saúde Todo o tempo de vigência do contrato + 1 ano após o fim dele
Extratos de banco 1 ano
Recibos de pagamento do plano de saúde 12 meses anteriores ao último reajuste
Notas Fiscais e Termos de Garantia Durante toda a vida útil do produto


Em conclusão, separamos essas inspirações para te ajudar.

 

 

Dicas de organização da Marie Kondo
Dicas de organização da Marie Kondo

Conta pra gente, se você já usa ou usou alguma dica de organização da Marie?

Segue a gente no Instagram também, sempre postamos novidades lá.

 

 

ganhe 5% OFF
E ainda receba nossas novidades em primeira mão!
Ganhe 5% de desconto
Quero Desconto

ganhe pôsteres
para baixar de graça!