Confira a seleção com Entrega Expressa e até 25% OFF para sua casa. Clique aqui
  Showroom   Blog   arquitetos   Fale Conosco

Bem-Vindo ao Blog da Veromobili :)

Fique por dentro dos materiais mais utilizados para móveis

 20 de maio de 2020
compartilhe:

Nós aqui somos apaixonados por móveis e respiramos esse assunto todos os dias! Logo, é muito fácil para a gente compreender todas as partes de um móvel. Porém, sabemos que para você nem sempre deve ser simples e resolvemos, então, te contar sobre os materiais mais utilizados para fazer móveis.

1 – Vamos começar falando um pouquinho sobre o Duratree®

O Duratree® é uma chapa de fibra – também chamada de chapa dura-, fabricada pela empresa Duratex para ser utilizada em fundos de móveis. Sua chapa é toda furadinha, parece-se muito com um pegboard e traz uma estética diferenciada aos móveis em que é aplicada.

Nichos Colmeia médios

O Nicho Colmeia, por exemplo, combina muito bem o Duratree® com o MDF laminado em pinus.

Outra informação bem bacana é que o Duratree® pode ser estampado, pintado ou até laqueado de diversas formas. Por ser tão versátil, achamos que ele seria incrível para usarmos nos fundos dos móveis e, por isso, lançamos racks, nichos e mesas de cabeceira com esse tipo de acabamento para deixar seu lar muito mais divertido!

Rack com fundo Furadinho

Ainda que seja todo perfurado, o Duratree® tem furos bastante diminutos para evitar o acúmulo de sujeira. No Rack com Fundo Furadinho, ele completa todo o fundo do móvel e pode ser feito nas cores branco, preto, verde claro e rosa claro.

2 – Outro material muito importante é o MDP

MDP (Foto: Google | Reprodução )

O MDP, cujo nome vem de Medium Density Particleboard, é uma chapa de média densidade feita com partículas de madeira. Sua constituição funciona como um sanduíche: as duas camadas externas são mais rígidas e a camada do meio é menos rígida. Isso faz com que seja muito mais leve que o MDF.

Aliás, antes o MDP era tratado como um dos materiais de qualidade inferior ao MDF, porém, o processo produtivo evoluiu tanto que ele se tornou um material para móveis de excelente qualidade.

Estante Vira e Mexe

A estrutura principal dos nichos da Estante Vira e Mexe é feita de MDP com acabamento em BP. Já as prateleiras são de MPF revestido por pinus laminado.

O MDP constitui a caixaria (parte lateral) de boa parte dos nossos móveis, bem como está presente nas prateleiras e portas.

3 – O MDF também é um material-chave aqui na Vero

MDF de pinus (Foto: Google | Reprodução )

MDF é um nome que vem de Medium Density Fiberboard e significa Placa de Fibra de Média Densidade. É um material que tem em sua constituição fibras de madeira misturadas com resinas sintéticas, que são fixadas por uma alta pressão.

Mesa de cabeceira Cavaletto

A Mesa de Cabeceira Cavaletto tem estrutura em MDF com acabamento em laca e tem pés feitos de pinus envernizado.

Ela é uma chapa mais pesada que o MDP e tem uma boa absorção de tinta. Por isso é bastante associada à laca e está presente em caixarias, tampos, assentos, gavetas, bem como em outras estruturas dos móveis da Vero.

Ah, o próximo material é nosso xodó e está muito presente nos móveis da Vero! Olha só:

4 – Pinus

O Pinus é aquela madeira que consegue se adaptar a qualquer ambiente e se insere fácil no meio de outros móveis da decoração. Esse é um dos motivos pelo qual a gente ama esse material! Outra característica importante dele é que é fácil de tornear, furar, fixar, colar, o que permite criar vários acabamentos. Sem contar a sua excelente qualidade.

Bancos Grande e Pequeno da linha Cavaletto

O banco Cavaletto Grande, bem como o Cavaletto Pequeno, é um exemplo de móvel nosso feito com pinus, que no caso, está presente na estrutura dos pés.

Por ser madeira, o pinus possui veios e nós que dão a ele uma coloração e uma beleza toda natural. Aqui na Vero todas as estruturas feitas com ele recebem verniz fosco e tratamentos especiais para não ser atacado por fungos e cupins.

5 – O acabamento em Laca

Outra parte importante do nosso material é o acabamento em laca. Também chamado de pintura sob a matéria-prima, ele pode ser aplicado na madeira, vidro, metal e no ferro.

A laca pode ser fosca ou ter brilho e existe em uma infinidade de cores que podemos trabalhar. Aqui na Vero, nós adoramos o acabamento fosco. Tanto que é um dos materiais mais utilizados nos nossos móveis! Assim como buscamos sempre oferecer uma cartela variada de cores para a sua casa.

Cômoda Pine com 3 gavetas

A linha Pine, da qual a Cômoda com 3 gavetas faz parte, é uma das coleções que recebe aplicação de laca e uma das com maior variedade de cores da Vero.

Desenvolvemos uma laca mais resistente a lascas e riscos, porém, lembre-se de cuidar do seu móvel sempre com carinho, tá?!

6 – Você sabe o que é BP?

O BP é uma lâmina melamínica – um plástico bem resistente -, que é prensado sobre uma chapa de MDP ou de MDF por um processo de Baixa Pressão (daí a razão do nome). Esse material é tão resistente que, inclusive, é recomendado para móveis de uso muito intenso.

Buffet Paulista

O Buffet Paulista Azul Sereno é um dos nossos móveis que tem estrutura em BP melamínico liso.

Aqui na Vero ele é prensado sobre o MDP sem uso de cola, para manter intactas as propriedades da resina e ajudar na fixação do painel. Assim como a laca, o BP também existe em diversas formas, desde o fosco até o brilho intenso e, por aqui, nossos móveis têm acabamento em material fosco.

Esperamos que tenha gostado de saber que investimos muito em trazer materiais de qualidade para os nossos móveis e, consequentemente, para a sua casa!

Se quiser receber mais dicas nossas e novos conteúdos, temos vários deles nas redes sociais! Esses são o nosso Instagram, Facebook, Pinterest, Twitter, YouTube e LinkedIn 😃

E, se quiser acompanhar a Vero ainda mais de perto, se inscreva aqui para receber nossos e-mails: https://www.veromobili.com.br/landing-page/ De brinde te oferecemos pôsteres grátis e um cupom de 5% OFF para a sua primeira compra 😉

ganhe 5% OFF
E ainda receba nossas novidades em primeira mão!